Close

Educação 4.0: inovação ciberarquitetônica na escola

A Ciberarquitetura é um conceito integrado às soluções da Educação 4.0 que contribui para o estudo e a concepção de ambientes inovadores dedicados à educação. Os princípios e práticas de inovação propostos pela Educação 4.0 (CARVALHO NETO, 2018) contemplam com bastante atenção as questões relacionadas ao espaço, tanto no âmbito físico quanto no digital, buscando […]

Ler Mais

Como as diferentes gerações aprendem

Diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile aposta no chamado “aprendizado sem costuras” como melhor forma de ensinar os jovens da geração Z.               Oscar Jerez Yañez, diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile   Se antigamente uma nova geração era […]

Ler Mais

Educação 4.0: entrevista com o Professor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto (autor)

Educação 4.0 Entrevista concedida pelo Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto à Revista Escola Particular*  * Publicação mensal do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, Janeiro/2018, edição 238, página 36 a 38. O entrevistado nesta edição da Revista Escola Particular é o Professor Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, presidente do […]

Ler Mais

A Manufatura Avançada, a formação de engenheiros e a Educação 4.0

Os novos e extraordinários desafios que se apresentam para as instituições de Educação em Engenharia, com a chegada da Manufatura Avançada, também conhecida por Indústria 4.0 (termo criado pela Alemanha, em 2011), aproximam a realidade da ficção científica. Em nenhum outro período da História a gestão do conhecimento, inovação e informação esteve unificada como a […]

Ler Mais