Close

Educação 4.0 – Conselho Estadual de Educação/SC

Educação 4.0

Assista a palestra proferida pelo Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, durante Sessão Plenária do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, em 25/02/2019.

Palestra

Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência.

Temática
Fatores que sustentam o Paradigma 4.0

Fator 1
Contexto das mudanças globais e locais: tecnologias disruptivas gerando impactos exponenciais e a configuração da Sociedade 4.0.

Fator 2
Mudanças na produção (Indústria 4.0), no trabalho e na formação profissional: novos desafios da gestão e docência para as instituições da Educação Superior e Básica.

Fator 3
Mudanças geracionais e seus impactos para o currículo e modelos de ensino-aprendizagem na educação superior, tecnológica, básica e corporativa.

Fator 4
1 – Fundamentos teórico-tecnológicos da Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência.
2 – Inovação continuada nas instituições educacionais: concepção, execução e avaliação de um Programa Estratégico de Gestão da Inovação (PEGI).
3 – Eixo propulsor do PEGI: Programa de Educação Continuada na Escola (PECE). Relatos de casos na Educação Básica.
4 – Cenários de futuro para a Educação na década 2020 – 2030 (discussão plenária).

CEE/SC – Mesa da Presidência: Prof. Osvaldir Ramos (Presidente) e Srs. membros Conselheiros. Imagem: Simone de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestrante
Cassiano Zeferino de Carvalho Neto atua como pesquisador-convidado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desde 1991, atualmente executando o projeto Inova Ita – Inovação na Educação em Engenharia, sob o convênio CAPES/ITA (2017 – 2019). No ITA foi responsável pela criação das Salas Inteligentes e a concepção do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (LPECT/ITA), em funcionamento desde 2017. No segmento privado foi fundador da Laborciencia editora (1989) e do Instituto para a Formação Continuada em Educação – IFCE (1999), na cidade de São Paulo/SP. No Terceiro Setor fundou em 1997, também na cidade de São Paulo/SP, o Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE) sendo seu atual presidente. Realizou projetos especiais para o MEC/MCTIC (Condigital, criação de mídias digitais para o ensino médio) e para o Governo do Estado de São Paulo (Rede do Saber, com programa de formação para 4,5 mil escolas), Instituto Itaú-Unibanco (Projeto Jovem Cientista), incluindo a concepção e gestão para criação do primeiro sistema 100% digital para o ensino médio (Digital Education, 2012), dentre outros. Como autor dos conceitos de Complexmedia e Ciberarquitetura concebeu, respectivamente, plataformas de Knowledge Learning Management System (KLMS), mídias digitais para a educação e a criação das chamadas Salas Inteligentes. É autor da obra ‘Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência’ (modelo teórico-tecnológico). Como Chairman atua no Instituto para a Formação Continuada em Educação (IFCE) e como pesquisador e orientador participa em programas de pós-graduação realizados com instituições de ensino superior.
Formação acadêmica
Pós-doutorado dedicado à Inovação na Educação em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2017 – 2019); MBA em Gestão da Inovação em Saúde (Instituto Butantan/USP, 2016); Pós-doutorado em Educação Digital e Física realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2012); Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECT/UFSC, 2011); Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2006); Especialização em Gestão da Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004); Licenciaturas em Pedagogia e Física (PUCSP, 2004, 1982) e formação técnica em Eletrônica Digital e Analógica (1972).

Realização

 

 

 

Contato

Simone Oliveira de Carvalho

Coordenadora de Programas de Educação Continuada

WhatsApp: (48) 9 99061378

Conheça mais sobre educação 4.0: https://4educa.com.br/blog/