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Educação 4.0 (palestra)

Proposta para realização de palestra presencial para coordenadores/professores da Educação Básica/Tecnológica/Superior

Justificativa

Com a revolução proporcionada pelas tecnologias e mídias digitais, intensificada a partir dos anos 1990, profundas mudanças vêm ocorrendo na forma como se lida com a informação e o conhecimento e isso tem transformado de forma rápida e profunda a cultura e, mais especificamente, os padrões cognitivos dos jovens, o que acaba por afetar os processos educacionais formais, praticados nas instituições de ensino da educação básica e superior.

 

Modelos educacionais unilaterais, monolíticos e lineares, historicamente relacionados aos processos de ensino-aprendizagem, já não mais conseguem responder aos desafios pedagógicos da atualidade, o que vem exigindo a construção de novas abordagens teóricas e tecnológicas, mais potentes, dedicadas à gestão do conhecimento.

 

A Educação 4.0 consiste em uma abordagem teórico-prática avançada para a gestão e docência na educação formal que vem demonstrando, por evidência de pesquisas de base científica e tecnológica, seu potencial inovador e transformador para as instituições de ensino.

 

Educação 4.0 – Princípios e práticas de inovação em gestão e docência’ abordará de forma contextualizada e problematizadora, contando com inúmeros exemplos práticos, referenciais científicos e tecnológicos com potencial de contribuírem na ampliação da visão institucional e no aprimoramento dos modelos de gestão e docência da escola contemporânea, abrindo novas possibilidades de resposta aos desafios enfrentados no cotidiano educacional.

> Solicite mais informações, para fechamento: 4.0educa@gmail.com ou (48) 32579936

Descrição

Palestra presencial para coordenadores e professores da Educação Básica/Tecnológica/Superior

Download: educação_4.0_palestra_educação_básica

Solicite mais informações, para fechamento: 4.0educa@gmail.com  ou (48) 32579936

Temas abordados na palestra presencial

  1. O que é Educação 4.0?

De forma contextualizada e problematizadora, o palestrante convida o público do evento a percorrer os caminhos que levam à construção do modelo de Educação 4.0, destacando seus quatro pilares fundamentais:

  • Modelo Sistêmico de Educação (MSE)
  • Educação Científica e Tecnológica (ECT)
  • Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC)
  • Ciberarquitetura (CBQ)

 

  1. Eixos que estruturam a Educação 4.0

A educação 4.0 contempla 8 eixos de ação, interarticulados, os quais serão apresentados e situados de forma dinâmica pelo palestrante.

1 – Gestão estratégica e inovação em educação

2 – Gerência e coordenação de processos pedagógicos

3 – Docência com inovação em educação

4 – Autoria de percursos formativos

5 – Plataformas educacionais e metodologias ativas

6 – Integração de mídias educacionais digitais e analógicas

7 – Ciberarquitetura aplicada

8 – Infraestrutura para a escola contemporânea

 

  1. Educação 4.0: estudos de caso

A partir de 3 estudos de caso, o palestrante busca inspirar nos presentes a criação de caminhos para efetivar, no cotidiano escolar e no exercício profissional, aplicações da Educação 4.0.

Caso A – Ensino Fundamental

Caso B – Ensino Médio

Caso C – Ensino Superior

 

  1. O que se espera da Educação 4.0 para as instituições educacionais e seus atores?

1 –  Propiciar a elaboração de um planejamento estratégico para gestão, gerência e docência.

2 – Qualificação do nível de gestão educacional.

3 – Qualificação do nível de gerência (coordenação pedagógica e supervisão escolar), no âmbito E4.

4 – Qualificação de alto nível para docentes, no âmbito do modelo E4.

5 – Desenvolvimento de competências e habilidades docentes na autoria de percursos formativos.

6 – Apropriação do uso de plataformas para gestão do conhecimento e objetos educacionais digitais.

7 – Análise da infraestrutura existente na instituição, sob o ponto de vista sistêmico.

8 – Capacitação docente para concepção e gestão de processos pedagógicos em ambientes ciberarquitetônicos.

9 – Apropriação e produção de conhecimento de base científica e tecnológica para a educação.

10 – Inserção definitiva da escola, no contexto da educação contemporânea.

 

  1. Considerações finais

O palestrante abre sessão para a apresentação de questões e considerações mais específicas do público participante.

Encerramento.

 

Consultor e palestrante

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto

A formação acadêmica de Cassiano Zeferino inclui MBA em Gestão da Inovação em Saúde (Instituto Butantan/USP, 2016), pós-doutorado em Educação Digital realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2012), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECT/UFSC, 2011), mestrado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2006), especialização em Gestão da Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004), licenciaturas em Pedagogia e Física (PUCSP, 2004, 1982) e formação técnica em Eletrônica Digital e Analógica (1972).

Currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9405094271594195

Site: www.carvalhonetocz.com

Clientes atendidos pelo consultor

Ministério da Educação (MEC)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade de São Paulo

Universidade de Taubaté (UNITAU)

Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)

Universidade de Santo Amaro (UNISA)

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

AES Eletropaulo

TV Cultura – Fundação Padre Anchieta (SP)

SESC Nacional (RJ)

Fundação Roberto Marinho

Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE)

Fuji Filme do Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Centro Cultural Itaú

Estação Ciência – USP

Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo

Fundação VITAE

WORLDFUND (USA)

Instituto Unibanco (Itaú)

Fundação Telefonica

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP)

Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINEPE/SC)

Digital Education (Brasil Educação)

Centro Industrial de Equipamentos para Ensino e Pesquisa (Cidepe)

Outros

 Currículo profissional

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto é autor e titular responsável pelo programa ‘Gestão e Docência com Inovação em Educação’, fundamentado no modelo da Educação 4.0.

Pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), como seu fundador e atual presidente, concebeu e geriu projetos educacionais para o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) (Projeto Condigital – ‘Física vivencial uma aventura do conhecimento’), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (2007 a 2010); para o Governo do Estado de São Paulo concebeu projeto de educação continuada para aproximadamente 4,5 mil escolas da rede pública, programa veiculado pela Rede do Saber (2005); para o Instituto Unibanco (Itaú) concebeu e geriu o projeto ‘Jovem Cientista’, durante os anos de 2008 a 2010, elevado à categoria de política pública pelo MEC.

Dentre outros projetos, concebeu os modelos da Escola e Universidade Inteligentes, contemplando ações realizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Sala Inteligente/FINEP, 2010), na UNISA (SP, 2007) e em outras instituições da educação superior e básica. Pela Laborciencia editora, como seu fundador (1989), concebeu e levou à realização os Bancos para Pesquisa em Física, conjunto de mídias educacionais (analógicas e digitais) dedicadas ao ensino-aprendizagem teórico-experimental da Física; realizou autoria de livros (E agora, professor? 1997); Física vivencial (1998), com outros autores; Educação Profissional Continuada, 2016) e publicações dedicadas à educação à distância e ensino híbrido e criou os sistemas digitais para gestão do conhecimento, conhecidos por ‘KLMS’ (Knowledge Learning Management System) e a Thot Academy, plataforma de autoria online dedicada à gestão do conhecimento.

Pela Laborciencia editora (seu fundador, em 1993), em parceria com a Brasil Educação, concebeu e geriu o projeto de criação do primeiro sistema de ensino totalmente digital do Brasil, o ‘Digital Education’, com ênfase no Ensino Médio (2011).

A partir de 2014 foi convidado a escrever o projeto de criação do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (LPECT – ITA), atualmente instalado e em funcionamento no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no qual atua como gestor de projetos de pesquisa em educação, incluindo a realização de pós-doutorado com ênfase em inovação na educação em engenharia (CAPES/ITA, 2017 – 2019), projeto InovaITA.