Close

Educação 4.0 (consultoria)

Proposta para realização de consultoria presencial dedicada a mantenedores e gestores atuando na Educação Básica/Tecnológica/Superior.

Justificativa

Com a revolução proporcionada pelas tecnologias e mídias digitais, intensificada a partir dos anos 1990, profundas mudanças vêm ocorrendo na forma como se lida com a informação e o conhecimento e isso tem transformado de forma rápida e profunda a cultura e, mais especificamente, os padrões cognitivos dos jovens, o que acaba por afetar os processos educacionais formais, praticados nas instituições de ensino da educação básica e superior.

Modelos educacionais unilaterais, monolíticos e lineares, historicamente relacionados aos processos de ensino-aprendizagem, já não mais conseguem responder aos desafios pedagógicos da atualidade, o que vem exigindo a construção de novas abordagens teóricas e tecnológicas, mais potentes, dedicadas à gestão do conhecimento.

A Educação 4.0 consiste em uma abordagem teórico-prática avançada para a gestão e docência na educação formal que vem demonstrando, por evidência de pesquisas de base científica e tecnológica, seu potencial inovador e transformador para as instituições de ensino.

Esta proposta integra duas intervenções, uma delas dedicada a Mantenedores e Gestores e a outra para Docentes. O Encontro com Mantenedores e Gestores tem por objetivo apresentar e analisar cenários relacionados à reforma do Ensino Médio (Novo Ensino Médio), protagonizada pelo MEC, propiciando que a escola se prepare, adequadamente, para as mudanças que serão necessárias implementar para o cumprimento da LEI Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. À coordenação e docência serão apresentados os princípios e práticas da Educação 4.0, contextualizando-as às diretrizes que orientam o Novo Ensino Médio.

O encontro de consultoria e a palestra são organizados e apresentados pelo Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, cujo trabalho pela educação vem sendo realizado com firme dedicação desde 1978, quando iniciou seus estudos acadêmicos e a autoria de obras e projetos científicos de vanguarda (vide currículo).

Educação 4.0 – Princípios e práticas de inovação em gestão e docência’ abordará de forma contextualizada e problematizadora, contando com inúmeros exemplos práticos, referenciais científicos e tecnológicos com potencial de contribuírem na ampliação da visão institucional e no aprimoramento dos modelos de gestão e docência da escola contemporânea, abrindo novas possibilidades de resposta aos desafios enfrentados no cotidiano educacional.

> Solicite mais informações, para fechamento: 4.0educa@gmail.com ou (48) 32579936

Descrição

Encontro com mantenedores e gestores

Objetivo geral

 O encontro com mantenedores e gestores tem por objetivo propiciar para a alta administração da escola elementos-chave para a concepção de uma revisão ou construção de um novo Planejamento Estratégico, consistente com os desafios contemporâneos e as linhas de horizonte futuro.

Aos mantenedores e gestores participantes, em encontro reservado, será apresentado o Modelo Sistêmico Institucional (MSI) e os princípios e práticas relacionados à Educação 4.0, entendidos aqui como elementos estruturadores, de base científica, para a construção de modelos estratégicos.

Durante o encontro, apresentados pelos mantenedores e gestores os pontos-chave considerados de relevância para a escola, o consultor interagirá com os mesmos buscando identificar as estratégias e linhas de ação fundamentais para a revisão ou construção de um plano executivo para a escola.

Em conformidade com as linhas de ação definidas com os mantenedores e gestores, poderá ser dada continuidade ao trabalho de consultoria e formação continuada, iniciado neste encontro, com vistas à elaboração de um planejamento executivo focado nas necessidades apresentadas pela escola.

Consultor

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto

A formação acadêmica de Cassiano Zeferino inclui MBA em Gestão da Inovação em Saúde (Instituto Butantan/USP, 2016), pós-doutorado em Educação Digital realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2012), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECT/UFSC, 2011), mestrado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2006), especialização em Gestão da Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004), licenciaturas em Pedagogia e Física (PUCSP, 2004, 1982) e formação técnica em Eletrônica Digital e Analógica (1972).

Currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9405094271594195

Site: www.carvalhonetocz.com

Clientes atendidos pelo consultor

Ministério da Educação (MEC)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade de São Paulo

Universidade de Taubaté (UNITAU)

Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)

Universidade de Santo Amaro (UNISA)

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

AES Eletropaulo

TV Cultura – Fundação Padre Anchieta (SP)

SESC Nacional (RJ)

Fundação Roberto Marinho

Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE)

Fuji Filme do Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Centro Cultural Itaú

Estação Ciência – USP

Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo

Fundação VITAE

WORLDFUND (USA)

Instituto Unibanco (Itaú)

Fundação Telefonica

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP)

Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINEPE/SC)

Digital Education (Brasil Educação)

Centro Industrial de Equipamentos para Ensino e Pesquisa (Cidepe)

Outros

 Currículo profissional

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto é autor e titular responsável pelo programa ‘Gestão e Docência com Inovação em Educação’, fundamentado no modelo da Educação 4.0.

Pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), como seu fundador e atual presidente, concebeu e geriu projetos educacionais para o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) (Projeto Condigital – ‘Física vivencial uma aventura do conhecimento’), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (2007 a 2010); para o Governo do Estado de São Paulo concebeu projeto de educação continuada para aproximadamente 4,5 mil escolas da rede pública, programa veiculado pela Rede do Saber (2005); para o Instituto Unibanco (Itaú) concebeu e geriu o projeto ‘Jovem Cientista’, durante os anos de 2008 a 2010, elevado à categoria de política pública pelo MEC.

Dentre outros projetos, concebeu os modelos da Escola e Universidade Inteligentes, contemplando ações realizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Sala Inteligente/FINEP, 2010), na UNISA (SP, 2007) e em outras instituições da educação superior e básica. Pela Laborciencia editora, como seu fundador (1989), concebeu e levou à realização os Bancos para Pesquisa em Física, conjunto de mídias educacionais (analógicas e digitais) dedicadas ao ensino-aprendizagem teórico-experimental da Física; realizou autoria de livros (E agora, professor? 1997); Física vivencial (1998), com outros autores; Educação Profissional Continuada, 2016) e publicações dedicadas à educação à distância e ensino híbrido e criou os sistemas digitais para gestão do conhecimento, conhecidos por ‘KLMS’ (Knowledge Learning Management System) e a Thot Academy, plataforma de autoria online dedicada à gestão do conhecimento.

Pela Laborciencia editora (seu fundador, em 1993), em parceria com a Brasil Educação, concebeu e geriu o projeto de criação do primeiro sistema de ensino totalmente digital do Brasil, o ‘Digital Education’, com ênfase no Ensino Médio (2011).

A partir de 2014 foi convidado a escrever o projeto de criação do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (LPECT – ITA), atualmente instalado e em funcionamento no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no qual atua como gestor de projetos de pesquisa em educação, incluindo a realização de pós-doutorado com ênfase em inovação na educação em engenharia (CAPES/ITA, 2017 – 2019), projeto InovaITA.

Em 2016 colaborou na fundação do Conselho de Administração da empresa Ecoeducacional sendo seu atual presidente e Chef Executive Officer (CEO).

 Solicite mais informações, para fechamento: 4.0educa@gmail.com ou (48) 32579936