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Sala Configurável

As Salas Configuráveis desenvolvidas para atender a requisitos ciberarquitetônicos da Educação 4.0 oferecem total flexibilidade para a composição de ambientes. Ao contrário de salas de aula fixas e constituídas por carteiras imóveis, as Salas Configuráveis se adequam a cada necessidade para atender a diferentes contextos de ensino-aprendizagem.

As Salas Configuráveis podem assumir a configuração de um laboratório interativo de ciências (imagem 1), de um ambiente dedicado ao desenvolvimento de projetos (imagem 2), com cooperação entre pares ou, ainda, de uma aula expositiva (imagem 3), tudo feito com o mesmo mobiliário e rapidamente!

A estação do estudante é composta por uma mesa e uma cadeira. A geometria da mesa permitirá compor as diferentes configurações do ambiente.

Acompanhe abaixo, em vista frontal, a montagem da Sala Configurável dedicada a metodologias educacionais que enfatizam o trabalho em equipe (por exemplo, Problem Basic Learning – PBL, ou Aprendizagem Baseada em Problemas, Experimentação ou Projetos).

 

A Educação 4.0 demanda flexibilidade para atendimento das demandas educacionais e é por esta razão que o mobiliário deve acompanhar as configurações do ambiente, atendendo não somente a padrões arquitetônicos físicos e locais, mas a novos padrões ciberarquitetônicos onde o local e o remoto, por via digital, se interconectam de forma praticamente inseparável. Este é o conceito que fundamenta a criação das Salas Configuráveis na Educação 4.0.

Descrição

Estação do estudante

(Especificações técnicas)

Mesa (especificações)

Estrutura metálica confeccionada em tubo 7/8” chapa 16 (1.5 mm) e (02) duas barras no tubo 20 x 20 chapa 16 (1.5 mm) para o suporte e fixação do tampo, que deverá ser fixado através de seis parafusos do tipo Phillips, sem gradil porta livros. A estrutura metálica da carteira possui reforço que une os quatro pés. Metal deverá ser tratado contra ferrugem por imersão à quente com fosfatizante fosfato de zinco, pintura epóxi (a pó) de cor prata, todas as partes metálicas unidas por solda mig, acabamento nos pés com ponteiro tipo bota com espessura mínima de 02 mm na cor azul marinho. Tampo das carteiras com corte trapezoidal e convexo na parte frontal do aluno, confeccionado em MDF 18 mm revestido na parte superior em laminado de alta pressão 0,8 mm de espessura, cor a escolher, parte inferior em laminado melamínico de baixa pressão cor cinza, acabamento das bordas 180°, isento de cantos, bordas vivas com aplicação de verniz poliuretano. Na parte frontal do tampo a barra do suporte do tampo deve possuir um avanço de 50 mm para acoplamento do tampo central.

Medidas da mesa trapezoidal: Parte maior 780 mm Parte menor 360 mm

Profundidade 430 mm

Altura 750 mm

Cadeira

Estrutura metálica confeccionada em tubo 7/8” chapa 14 (1.9 mm) metal tratado contra ferrugem por imersão à quente com fosfatizante fosfato de zinco, pintura hibrida epóxi/poliéster (a pó) de cor prata, partes metálicas unidas por solda mig, base giratória em formato de estrela injetada em nylon industrial na cor azul marinho, copo telescópico injetado na cor cinza, pistão a gás para regulagem de altura acionada através de manipulo, a base possui 05 rodas em com sistema antirruído cor cinza. Assento e encosto em resina termoplástica copolímero virgem injetada sob pressão. Assento com quatro nervuras de reforço e ranhuras anti-deslizantes com dupla anatomia com encaixe para as nádegas e coxas a fim de proporcionar conforto ao usuário, fixado à estrutura metálica através de quatro parafusos do tipo Phillips. Encosto com dupla anatomia com quatro nervuras de reforço e saída com ponto “S” com 210 mm, fixação do encosto à estrutura metálica através de encaixe em canaleta redonda 7/8” e quatro rebites de alumínio do tipo POP na parte traseira.

Deverá ser apresentado na proposta laudo emitido por certificadora acreditada pelo INMETRO atestando que o assento e encosto está em conformidade com todos os quesitos dimensionais da ABNT 14006 para moves escolares (item assento e encosto).

Medidas mínimas do assento: 460 (L) X 420 (P) mm

Medidas mínimas do encosto: 460 (L) X 300 (P) mm

Altura do assento da cadeira em relação ao piso: 420 mm.

 

Thoten energizado

Confeccionado em MDF 18 mm revestido na parte superior em laminado de alta pressão 0,8 mm de espessura, cor a escolher, parte inferior em laminado melamínico de baixa pressão cor cinza, acabamento das bordas 180° isento de cantos, bordas vivas e com aplicação de verniz poliuretano. Possui 06 pontos superiores e energizados 110/220V, com acesso protegido por caixa condutora embutida/acoplada e com tampa protetora deslizante fechada magneticamente nas medidas 10,5 X 6,5 cm. Estrutura metálica confeccionada em tubo 7/8” chapa 16 (1.5 mm) 20 X 30 chapa 18 (1.2 mm), envolvida por chapa ACM 3 mm prata, com raio de 295 mm. Possui rodas giratórias com sistema antirruído.

Diâmetro do tampo central: 670 mm

Diâmetro total das mesas montadas: 1530 mm

 

Referências

CARVALHO NETO, C. Z. Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. São Paulo: Laborciencia editora, 2017.

_________________. Espaços ciberarquitetônicos e a integração de mídias dedicadas à educação. São Paulo: Instituto Galileo Galilei para a Educação, 2006.

_________________. Por uma escola inteligente. São Paulo: Instituto Galileo Galilei para a Educação, 2005.